quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Audiência Geral com o Papa!

Às quartas-feiras, acontece na cidade do Vaticano a audiência geral com o Papa Bento XVI. O evento é aberto ao público e qualquer um pode participar, e os convites valem para garantir assentos no evento, desde que envie uma carta à prefeitura do Vaticano, solicitando os bilhetes gratuitos, com a devida antecedência, obviamente.

No site do Vaticano, existe um modelo de carta a ser escrito. Este é o procedimento:

Escrever para: Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120 Cidade do Vaticano
Fax: + 39 06 6988 5863

Indicando:
  • Data da Audiência Geral ou Celebração Litúrgica
  • Número de bilhetes requeridos
  • Nome / Grupo
  • Endereço de correio
  • Telefone e fax
"A Prefeitura enviará uma comunicação em resposta escrita, por fax ou correio normal (não electrónico), somente a quem reside fora de Roma."

 
Para baixar o formulário modelo da carta a ser enviada o link é este: http://www.vatican.va/various/prefettura/po/biglietti_po.html

Eu enviei a minha carta em junho deste ano. No dia 17 de agosto chegou na nossa casa a resposta em uma singela cartinha, dentro de um envelope pequenino e delicado. Fiquei tão feliz! Esta é a cartinha:



Ontem, dia anterior à audiência, buscamos nossos bilhetes de acesso. Os bilhetes são entregues na sala situada no interior da Porta de Bronze (colunata à direita da Praça de São Pedro).








E hoje o dia amanheceu lindo! Como tenho feito todos os dias, fui ver a cidade acordando da minha sacada.


Depois, metro para Piazza di San Pietro, onde ocorre a audiência.


O evento é aberto a todos mas, somente quem tem convite tem direito a entrar na área das cadeiras.



O Papa passou de carro, relativamente perto, mas eu não vi... Rssss. O Jean filmou, eu estava sentada e comi mosca.


Leram a Bíblia em três idiomas, entre eles o português, imagino devido à quantidade de católicos do nosso país. Eles leram o trecho que fala que o Senhor é o meu pastor e nada me faltará.


Levei fotos de vários amados para pedir a proteção de Deus, naquele momento especial.



Seguimos com o restante do roteiro do dia, que ficou assim:



A) AUDIÊNCIA GERAL COM O PAPA
B) VIA COLA DI RIENZO
C) BASILICA DI SANTA MARIA DEL POPOLO, PIAZZA DEL POPOLO
D) VILLA BORGHESE
E) GALLERIA BORGHESE
F) VIA VENETO
G) PIAZZA BARBERINI
H) IGREJA TRINITÀ DEI MONTI
I) PIAZZA DI SPAGNA


Chegamos a Piazza del Popolo, que está localizada no extremo norte da cidade e que durante a antiguidade desempenhava papel de porta de entrada de Roma.


A praça possui duas igrejas “gêmeas”, frutos da arquitetura barroca e que estão situadas em frente ao grande obelisco central. As duas igrejas gêmeas são a Santa Maria in Montesanto e a Santa Maria dei Miracoli.




O obelisco que se encontra no centro da praça é da época de Ramsés e foi mais uma riqueza egípcia trazida a Roma pelos imperadores romanos.



A igreja Del Popolo estava fechada e só abriria às 16:00 h. Seguimos adiante. Da Piazza del Popolo entramos na Villa Borghese, um parque fantástico, e existe como parque desde o séc XVII, pertencendo à família Borghese. Em 1903, a cidade de Roma se tornou proprietária da Villa e o parque foi aberto ao público. Além dos encantos naturais, a Villa Borghese abriga diversos museus e, entre os mesmos, o mais conhecido é a Galleria Borghese.







Entre tanta beleza, pudemos curtir um momento romântico, e o nosso almoço foi assim, um picnic singelo, com sanduiche e prosseco, que aqui em Roma, é mais barato do que água.




Depois do nosso “banquete” ao ar livre, decidimos pular a Galleria Borghese e ir direto para a Via Veneto. Uau, realmente a rua é sofisticada, com lojas chiques e belos restaurantes.









Como disse o Jean, “Kathleen Macedo na via Veneto de havaianas!”... Rssss, UM LUXO! Gente, vale tudo pelo bem estar e depois de ver váaaaaaarias turistas assim, eu aderi também. No final do dia, meus pés agradeceram!





Descemos pela Via Veneto até chegar a Piazza Barberini. No centro da praça encontra-se a Fontana Del Tritone, esculpida por... Bernini. Rsss, não somos nós que estamos perseguindo as obras de Bernini, o fato é que elas estão em todo lugar!



O Tritone é uma figura mitológica, com o tronco e pernas cobertos de escamas. Ele é suportado por quatro golfinhos com as bocas abertas. Tritone sopra uma concha e tem o poder tanto agitar o mar e provocar uma tempestade, como acalmá-lo.


Seguindo, chegamos no alto da escadaria, na Igreja Trinità dei Monti.


Ela fica em uma praça cheia de artistas e com uma excelente vista de Roma.






Jean e os terraços de Roma!





Como sempre faço nas igrejas que visito, acendi velinhas para os familiares.



E olha o que achamos nas escadarias!!!




A seguir, Spagna! A piazza di Spagna fica aos pés da escadaria da Trinitá dei Monti. Ao redor da praça concentram-se as ruas do luxo, com as lojas internacionalmente conhecidas como Valentino, Chanel e Versace. Sentamos na beirada da fonte e descansamos por uma meia hora.



E por fim, resolvemos voltar à Igreja del Popolo, que já estaria aberta.

A Igreja de Santa Maria del Popolo foi construída no Séc XI no local onde Nero morreu e foi sepultado. A lenda dizia que a alma de Nero habitava o tronco de uma nogueira plantada naquele local. O Papa Pascoal II mandou derrubar e queimar a árvore no ano de 1099. As cinzas da árvore foram jogadas no rio Tibre. No local, o papa mandou construir uma capela dedicada à Virgem Maria.
Em 1227, o Papa Gregório IX substituiu a antiga capela pela atual igreja para o povo (em italiano popolo), daí o nome Santa Maria Del Popolo.


A igreja tem uma fachada simples, em mármore travertino e é um exemplar excelente da arquitetura do início do renascimento em Roma. A cúpula octogonal é provavelmente a mais velha de Roma.

Caravaggio produziu belíssimas pinturas para esta igreja, verdadeiras jóias da história cristã. Um senhor impede os turistas de tirar fotos próximo às pinturas, provavelmente para conservação. As cores são intensas, lindíssimas. Tirei de longe, pois retratam tesouros da Bíblia.

Ao centro, Anunciação da Virgem, de Annibale Carracci.


À esquerda,  A conversão de São Paulo a caminho de Damasco.



E, à direita, Crucificação de São Pedro.




Órgão da igreja com magníficas esculturas de Bernini e detalhes em bronze.


Agora, que já estamos descansados e com forças renovadas e banho tomado no hotel, são 20:19 h e vamos descer para desfrutar da maravilhosa culinária italiana! Buona sera, amici!

5 comentários:

Chefs.com disse...

Fiquei arrepiada e me senti abençoada também.
As fotos estão lindas, os lugares maravilhosos. Adorei você de havaianas, e já tinha dito que amei essa saia!
O almoço de vocês foi de dar inveja...que delicia...
Beijinhos,
Marcela.

Izis Borck disse...

Estou ansiosa a cada post, lugar lindo..
Beijocas

Fabiane Teixeira disse...

Querida amiga Kate...
Estes seus posts sao um deleite para a alma, para a visao, para o entusiasmo!
Leio pausadamente cada detalhe, e adorooooooo!!!!!!!!!!!!!
Peguei muitas dicas até agora...
Seu visual está lindo!!!!!
Mil beijos..................

Fabiane Teixeira disse...

Em tempo, imagino o quanto esta audiencia com o Papa foi especial para vc, que é tao religiosa!
Esta, infelizmente, eu nao irei...
Beijos

Unknown disse...

Kate...
Irei para a Europa em Setembro/14 e ao procurar dicas de como participar da audiência, achei seu Blog, simplesmente lindo e inspirador!
Muito obrigada por compartilhar esse momento tão especial conosco!
Um grande abraço
Katia