quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Barcelona - Do Bairro Gótico à Barceloneta

O dia começou tranquilo, acordamos mais tarde, tomamos o café sem pressa e saímos para em direção à estação de metrô Monumental. A avenida larga com amplas calçadas nos chamou a atenção.

Para esta primeira viagem, compramos o ticket único, que custou 1,45 euros. Mais tarde, ficamos mais espertinhos e compramos o ticket de 10 viagens, no qual cada viagem saí por 86 centavos de euro.

O metrô de Barcelona é o maior no qual eu já estive. Possui várias linhas e dois andares de trilhos. Cuidado para não errar como nós, que pegamos metrô errado e tivemos de voltar e achar o andar correto onde pegar o trem.

Observe bem para não errar: quando tem o desenho de uma caixinha com setas para cima e para baixo ao lado da linha do metrô, quer dizer que você deverá pegar um elevador para outro andar dentro da estação.

Nosso passeio se inicia no bairro gótico, que é o núcleo mais antigo da cidade, parte da Ciutat Vella (Cidade Velha). É um bairro charmoso, com suas ruas estreitas e cheias de história, seus restaurantes de luxo e bares descolados.

A)   CATEDRAL DE BARCELONA
     K)   PORT VELL
     L)       MAREMAGNUM
     M)   BARCELONETA

Chegamos à praça da Catedral, lotada de turistas e grupos com guias, exatamente como em Roma.

A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia,  é a catedral em estilo gótico e sede do arcebispado. Foi construída do século XIII ao  século XV. Naquele local, existiram outras três igrejas, cada uma de uma época histórica e uma igreja foi substituindo a outra.

A catedral é dedicada à Vera Cruz ou Santa Cruz (que é a cruz na qual Jesus foi executado) e a Santa Eulália, que é  patrona da cidade e foi uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana.

Seguimos pela Carrer Santa Lucia até chegar até a casa de l’ Ardiaca (Casa Arquidiocesana), que foi a residência da alta hierarquia eclesiástica desde o século XII. Atualmente é nesse local que são guardados os arquivos históricos de Barcelona.

No caminho passamos também pelo Arcebispado de Barcelona.

Chegamos logo após ao arco gótico. Esse arco é uma ponte de pedra em arco localizada na Carrer del Bisbe e une a Casa dos Cónegos e o Palau de la Generalitat. Muito interessante e fotografada pelos turistas, A arquitetura da ponte e suas esculturas são incríveis. Figuras encapuzadas, anjos e caveiras ornamentam o arco.

Passamos pela praça Sant Jaume, onde está o Palau de La Generalita.

Passamos pela Carrer de Ferran, uma rua larga, com lojas legais e bons restaurantes.

Chegamos à Plaça Reial, um lugar cheio de restaurantes e turistas.

Aqui conhecemos uma das maravilhas de Barcelona: o restaurante Le Quinze Nits!!!!! Já havia ouvido falar dessa maravilha no blog de uma moça que mora em Barcelona. O restaurante é todo bonitinho, ótimo atendimento e serve um menu com: pão, entrada, prato principal, sobremesa e bebida (vinho incluído) por inacreditáveis 9,40 euros por pessoa!!! Tem noção do quanto isto é super barato? Em Salzburgo, por este valor nós pagávamos somente a entrada!!!

Detalhe: São quatro tipos de prato para escolha e o cardápio muda todos os dias! O Jean só quer almoçar aqui a partir de agora!

Entrada: Sopa de champignons

Prato principal: Paella

Sobremesas

Um brinde a Barcelona! E ao Le Quinze Nits!!!

Após este banquete quase de graça, chegamos às Ramblas! Se trata de um calçadão, onde se vê de tudo. Lotaaaaaado de turistas.

Caminhando até o final da Rambla, em diareção ao mar, chegamos na linda Estátua de Colón. A estátua é uma homenagem ao descobridor  Cristóvão Colombo. Medindo sete metros de altura, está situada no alto de uma coluna de ferro de 53 metros. Na estátua Colombo está com o braço direito estendido e o dedo indicador apontado até o mar.

Lindíssimos os leões que ficam na base da estátua.

Mais de três da tarde e temperatura de 32 ºC, mas como venta muito, a sensação térmica é boa.

E chegamos ao mar! A bela ponte se chama La Rambla Del Mar e leva ao shopping Maremagnum, que é muito bonito.

Junto ao Shopping está o Port Vell, o antigo porto da cidade; e seguindo mais adiante, chega-se ao bairro Barceloneta.

Esta região do Port Vell é muito agradável e as pessoas ficam nos gramados tomando sol e descansando.

E foi aqui que paramos para descansar e curtir este momento tranquilo de nossa viagem. Podemos dizer que a cidade já nos cativou e nos capturou para si. Bela e encantadora Barcelona!